11/12/2025
Exmo.(a) Sr.(a),
A 2U informa que, a Cegid teve conhecimento que várias entidades e empresas utilizadoras das soluções de software Cegid estão a ativar a Autenticação de Dois Fatores (2FA) nos sistemas de acesso à Segurança Social.
No entanto, foi comunicado à Cegid que a adesão voluntária ao 2FA na Segurança Social para empresas (incluindo TI que são empregadores) deve ser efetuada apenas a partir de final de janeiro de 2026. O 2FA será obrigatório para estas entidades a partir do final de março de 2026.
Com base nesta informação, a Cegid não recomenda a ativação do 2FA neste momento uma vez que poderá impedir o correto funcionamento das funcionalidades dos produtos Cegid que integram com a Segurança Social, resultando na impossibilidade de acesso ou operação do serviço.
A Cegid está a desenvolver as funcionalidades atualmente já suportadas na Plataforma de Interoperabilidade, que irão permitir o acesso via serviços web de forma simplificada e transparente:
- No Cegid Fiscal Automation, estes web services serão disponibilizados de forma faseada até ao final de fevereiro de 2026, devendo a ativação do 2FA acontecer apenas depois dessa disponibilização;
- Nas restantes soluções, a adaptação a esta nova realidade será disponibilizada durante o primeiro trimestre.
Assim, a Cegid recomenda que sejam mantidos os métodos de autenticação atuais até às datas supracitadas.
Suporte
Os clientes que necessitarem de apoio, devem enviar email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou abrir um ticket na Nossa plataforma de suporte https://helpdesk.2ubconsulting.com.
